08/07/2016 - Jesika Mayara
Desde a noite de ontem, 07, os servidores do Hospital Regional Justino Luz comemoram a saída do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que gere a unidade de saúde desde 10 de outubro de 2015.
Na manhã desta sexta-feira, 08, as comemorações continuaram, onde um grupo de servidores, vestidos com camisas pedindo a saída da Organização Social e segurando faixas estiveram presentes na frente do hospital.
De acordo com presidente do Sindicato em Estabelecimento de Saúde Estado do Piauí (SINDESPI), Maria Eliete, já havia um preliminar que apontava que a saída do instituto aconteceria até o final de julho.
“Incialmente a determinação da Justiça do Trabalho do Piauí definia a saída da IGH em noventa dias, porém, eles recorreram e conseguiram mais três meses. Os desembargadores votaram e decidiram por unanimidade que eles se afastassem o mais rápido possível. A desembargadora Liana Chaib foi categórica quando afirmou que enterrou a terceirização no estado do Piauí”, afirmou Maria Eliete.
Ainda segundo a presidente, a notícia foi recebida com muita alegria pela categoria. “Tiveram servidores que ficaram aqui fora até as nove da noite, soltando fogos. Sabemos que a terceirização é um atraso e sabemos de tudo que acontecia aqui dentro, esperamos agora que o governador continue investindo no Hospital para o povo da região”.
Com a saída da OS, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) volta a assumir a coordenação do HRJL e já enviou um corpo administrativo composto por diretor, tesoureiro e demais prestadores que estiveram reunidos com a atual direção do hospital.
“Sabemos que desde ontem acontecem essas reuniões, mas ainda não temos certeza se o enfermeiro Valério Azevedo de Floriano, eu compõe a comissão, voltará a assumir a direção do hospital”, relatou Eliete.
Os servidores esperam que com a saída do IGH, melhore os serviços oferecidos à população, que segundo eles aconteciam de forma precária. Que medicamentos sejam adquiridos, assim como, exista o concurso público para contratação de servidores efetivos para o local