12/07/2016 - Jesika Mayara
A Polícia Militar do Piauí e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) firmaram convênio, para doação de alimentos destinados ao lanche de mais de 3.500 crianças assistidas pelo Programa Pelotão Mirim.
A Secretaria de Educação fez a doação de sete toneladas de alimentos não perecíveis para a Polícia Militar do Piauí, beneficiando 31 pelotões mirins que serão distribuídos para Capital e Interior do estado.
O Projeto Pelotão Mirim é realizado em Picos desde maio e já atende cerca de 520 crianças, em oito bairros da zona urbana e rural do município. A ação é desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, Polícia Militar, Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) e Prefeitura de Picos.
Na manhã desta terça-feira, 12, durante uma solenidade realizada na sede do 4º BPM, o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Piauí, Carlos Augusto, realizou a entrega de cerca de uma tonelada de alimentos ao projeto.
“Essa é uma parceria com a Secretária Estadual de Educação onde recebemos várias toneladas de alimentos que irão contemplar vários pelotões mirins em todo o Estado. A parte da alimentação é a parte mais difícil para a PM poder manter”, disse Carlos Augusto.
Além dos alimentos, o projeto recebeu materiais esportivos que vão ajudar na execução de atividades de campo.
Segundo o comandante do 4º BPM, tenente coronel Edvaldo Viana, os pelotões irão receber mensalmente os alimentos.
“Essa ajuda foi fundamental, aqui em Picos a alimentação era paga por os pais, onde muitos não tinham condições de arcar com essa despesa. Essa ajuda acontecerá mensalmente e irá reforçar mais ainda nossos pelotões”, explicou Viana.
Ainda de acordo com o comandante, os alimentos seguem uma avaliação nutricional e será entregue as coordenações do projeto de bairro.
A coordenadora do pelotão do bairro Cohab, Teresinha, aprovou a medida. “Vai ser muito bom pra gente, trabalhamos com famílias carentes e muitos pais não tem como suprir essa necessidade. Isso só vai engrandecer nosso trabalho, que já vem apresentando significativas mudanças, aonde as crianças já vem apresentando mudanças comportamentais”, disse.
Os pelotões mirins desenvolvem atividades enaltecendo valores éticos e morais que visam à formação do caráter através da ordem unida, atividades de cidadania e participação em eventos cívicos, resgatando valores perdidos na sociedade, como respeito às autoridades, aos pais, aos professores e aos mais velhos.