18/02/2021 - Redação
O Piauí está em alerta laranja, situação meteorológica que aponta perigo de chuvas intensas para regiões com áreas de risco e pontos de alagamento. O climatologista Werton Costa explicou que quanto mais calor e umidade, maior o potencial para nuvens de trovoadas.
“As nuvens nascem por volta de 13h e atingem sua maturidade no final da tarde, próximo das 18h. A partir deste horário, e quanto maior for a combinação de calor e umidade, começa o ciclo de formação de temporais“, disse.
Chuvas e ventos fortes
O site oficial do Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou na segunda-feira (15) um mapa da região com perigos de chuva intensa e ventos fortes em seis estados do Nordeste.
Na página, o Inmet publicou um aviso de possíveis chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
O instituto alertou ainda para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o climatologista, as chuvas no Piauí são resultado de uma entrada vigorosa da zona de convergência intertropical.
Contudo, a formação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) poderá diminuir o fluxo de chuvas do litoral à região de Teresina e concentrar a chuva no extremo Sul do estado.
“Do ponto de vista climatológico, a nossa estação, no Centro-Norte do estado, as chuvas devem ir até abril. Já no Norte, na faixa litorânea, até maio”, explicou.
“Porém a condição do Atlântico continua fria, o que garante a irregularidade da estação. Se o VCAN adentrar na região Nordeste, é provável que tenhamos um ligeiro veranico [dias de sol e calor no período chuvoso] ainda no final de fevereiro”, completou.
O climatologista destacou ainda que este período favorece aos agricultores, que se programaram e estão aproveitando para fazer a plantação de legumes e hortaliças.
O que fazer
O Instituto nacional de Meteorologia deu instruções de como proceder em casos de chuvas intensas, ventos fortes e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, a pessoa não pode se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não se pode estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em casa, se possível, é recomendável desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Nos casos de ocorrências por conta das chuvas, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: G1