05/03/2021 - Redação
O governador do Piauí, Wellington Dias, comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que o Ministério da Saúde reative 278 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado destinados a pacientes com covid-19.
A decisão foi preferida ontem, quinta-feira (04), após ação impetrada pelo Governo do Piauí, por meio da Procuradoria Geral do Estado.
“É realmente estranho a gente ter que ir até o Supremo para garantir o credenciamento de leitos hospitalares. Hoje o Piauí teve a decisão da ministra Rosa Weber para poder garantir o credenciamento de 278 leitos que estão lotados de pessoas com a necessidade de ter a chance para guardar vidas. É impensável. É uma vitória importante do povo do Piauí assim como Maranhão, Bahia, de São Paulo de outros lugares e esperamos o pagamento para que a gente tenha as condições de prosseguir atendendo à população”, destacou Wellington Dias.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o procurador do Estado, João Pádua Filho, esclareceu que, atualmente, o Piauí conta com 300 leitos, mas a determinação não significa que serão abertas o dobro de vagas e sim que o Minitério irá arcar financeiramente com os leitos já abertos e que dará uma folga financeira para o Estado poder abrir novos de acordo com a demanda.
Fonte: Cidadeverde.com