10/03/2021 - Redação
O governador Wellington Dias (PT) anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), novas medidas que visam o combate à pandemia de Covid-19 no Estado do Piauí. Uma das mudanças anunciadas foi a suspensão de todas as cirurgias eletivas nos hospitais públicos estaduais. Conforme afirmou o gestor, a medida adotada tem como objetivo aumentar o número de leitos clínicos e de UTIs exclusivos para a Covid-19.
“Já estamos em colapso nacional. Estamos trabalhando para evitar uma tragédia maior. No Piauí é bem parecido com o Brasil. Chegamos a uma situação em que em 7 das 8 regiões de saúde nós alcançamos um limite de UTIs. Estamos em alerta máximo na tentativa de evitar uma tragédia. Assim, todos os governadores lançarão um pacto nacional pela vida”, disse.
Outra medida adotada foi com relação ao Hospital da Polícia Militar (HPM), que passará a ser sentinela e atenderá apenas pacientes com coronavírus.
Sobre a capacidade de ampliação de leitos destinados à pacientes infectados com a Covid-19, seja ele clínico ou de UTI, o governador afirmou não haver mais a possibilidade de aumento no número de leitos no Estado.
“Na reunião que realizei hoje pela manhã com a nossa coordenação, nós estamos queimando o último cartucho em relação à elevação de leitos clínicos e principalmente leitos de UTI. Quando a gente olha o número de leitos com outras doenças e com covid, a nossa capacidade de aumentar chegou ao teto”.
O estado do Piauí conta atualmente com 1.152 leitos exclusivos para tratamento da doença em todo o estado, sendo 350 leitos de UTI, 121 leitos de estabilização e 681 leitos clínicos.
Fonte: Parlamento Piauí