15/03/2021 - Redação
Em cinco dias, a fila de espera por um leito de UTI ou enfermaria para tratamento da Covid-19 passou de 40 para 90 pacientes no Piauí. A informação, referente ao domingo (14), foi apurada pelo Cidadeverde.com com o Complexo Regulador do Estado, responsável por verificar a quantidade de vagas disponíveis nas redes municipal e estadual.
Na nota conjunta divulgada no final de semana, as 10 entidades ligadas aos profissionais de saúde informaram que o Piauí tinha atingido o índice de ocupação de 100% de leitos de UTI.
Veja trecho do documento das entidades de saúde:
1) A fila de regulação no Piauí conta hoje com aproximadamente 100 (cem) pessoas à espera de um leito de enfermaria ou de UTI Covid (dado de sexta-feira (12)
2) Há escassez de insumos e medicações no mercado;
3) Dificuldade e limitação para criar leitos na mesma velocidade com a qual os casos se expandem, tanto por limitação de equipamentos quanto por limitação e exaustão das equipes;
4) Risco iminente de pacientes não conseguirem assistência nas unidades de saúde e hospitais;
5) Ritmo lento de vacinação, pois, até o momento, apenas 3,29% da população piauiense foi imunizada, segundo o painel epidemiológico Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).
Leia na íntegra aqui
AMPLIAÇÃO DE LEITOS
O Estado e o município de Teresina também têm se mobilizado para aumentar os leitos. Desde a semana passada, o Hospital da Polícia Militar (HPM) passou a ser exclusivo para atendimento Covid com 80 leitos, sendo 60 clínicos e 20 de UTIs. Também na capital, a Unidade de Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passou a ser exclusiva para pacientes infectados pelo novo coronavírus com mais 35 novos leitos de UTI Covid.
Em Parnaíba, no litoral do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Mão Santa (DEM) firmaram uma cooperação técnica para reativar 10 leitos de UTIs e 20 leitos clínicos no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima.
NOVO DECRETO
Diante da situação, o Governo do Estado editou decreto que começa a valer a partir desta segunda-feira (15) com toque de recolher a partir das 21 horas. O lockdown parcial foi ampliado e segue das 21h, desta quarta (17) até o domingo (21).
Fonte: Cidadeverde.com