19/07/2016 - Jesika Mayara
A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) divulgou os números referentes à 27ª Semana Epidemiológica (SE), da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Ações de Enfrentamento à Dengue.
De acordo com esses dados, apesar da redução nos casos de notificação de dengue, houve uma clara crescente nas notificações de chikungunya em 562,5% quando se compara ao mesmo período do ano passado. Enquanto no ano de 2015 foram 259 casos em seis municípios; este ano, 1.716 casos foram notificados em 58 municípios.
Os dados sobre a chikungunya são oriundos da junção dos sistemas SinanNet e Sina Online. Mas, segundo o supervisor em Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, esses números ainda podem estar timidamente registrados, havendo a possibilidade de ser maior ainda. Para ele, é importante que a população se conscientize e tome os devidos cuidados para que os casos doença não aumentem.
“A gente não pode descuidar: tem que cuidar de forma a não deixar nenhum criador, potencial criador do mosquito. Até porque esse mosquito que transmite a dengue é o mesmo que transmite o zika vírus e a chikungunya”, enfatizou.
Além do aumento dos casos de chikungunya, os dados que se referem ao zika vírus também cresceram. Enquanto em 2015 foram registrados quatro casos em um município, em 2016 foram registrados 312 em 29 municípios piauienses.
“Nós tivemos uma mobilização muito grande da sociedade por conta do aparecimento, principalmente do zika vírus, que passou a circular e trazer com isso várias manifestações de microcefalia. No entanto, percebemos que esta eficiência no combate rotineiro ao mosquito Aedes ficou um pouco diminuída, isso tem acarretado o aparecimento do número crescente de chikungunya e zika vírus”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
Dengue
Na contramão da chikungunya e do zika vírus, as notificações de casos de dengue diminuíram. Esse ano foram registrados 4.454 casos, uma redução de 36,5% quando comparado ao mesmo período de 2015,onde se registraram 7.018.
A relação de municípios do Piauí que realizaram as notificações também diminuiu. Foram 163 municípios em 2015 e 149 este ano. De acordo com a Sesapi, os casos de dengue “mostram uma tendência de queda dessas reduções e o aumento gradual de casos notificados”.
Capital Teresina