22/07/2016 - Jesika Mayara
A Diocese de Picos através da Pastoral Vocacional realizou na manhã desta quinta-feira 21 de julho, o lançamento do Mês Vocacional 2016, na Diocese. O evento aconteceu às 08 horas no Centro de Pastoral Diocesano e contou com a participação do bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, seminaristas, vocacionados, religiosas, representantes do projeto Amigos do Seminário e a imprensa local..
“Misericordiosos como o Pai” (cf. Lc 6, 36) é o tema para o Mês Vocacional deste ano, celebrado em agosto, em todo o Brasil. “Neste mês a Igreja aproveita para incentivar as famílias e os jovens a descobrirem o sentido do chamado de Deus para servir na própria Igreja, tendo como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional”, disse o promotor vocacional na diocese de Picos, Padre Francidilso Silva do Nascimento.
A atividade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, além de conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir. Sobre a inciativa, o bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, disse: “Mais uma vez vamos aproveitar desta iniciativa da Igreja para intensificar na nossa diocese a propaganda vocacional, buscando colocar no coração dos jovens, das famílias e de todos aqueles que se sentem filhos e filhas de Deus o sentido do chamado de Deus como um Dom da Misericórdia que, mesmo na nossa pequinês, Eles nos chama para servir o seu povo”.
Na ocasião, Dom Plínio fez uma apresentação do material de divulgação do Mês Vocacional enfatizando a importância da vivência do Mês nas paróquias e comunidades, oportunidade em que também convidando os seminaristas a estarem envolvidos com a vivência e divulgação do tema “Misericordiosos como o Pai”, a partir do próprio testemunho vocacional.
“Foi muito importante esse momento de lançamento e apresentação do material, porque sabemos que a iniciativa do chamado é sempre de Deus, mas na sua misericórdia respeita a nossa liberdade. Somos livres para respondê-lo, mas sabendo que a alegria plena está exatamente no que Deus quer e sonhou para nós”, disse o seminarista do primeiro ano de teologia, Vanderlan da Silva Felix de Lima.
Além da apresentação do material do Mês Vocacional realizada por Dom Plínio, a Secretária do Projeto Amigos do Seminário, Maria Sátira, apresentou a metodologia do Projeto, dando ênfase a sua importância na formação dos futuros padres da Diocese de Picos.