24/07/2016 - Jesika Mayara
Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, 22, a Câmara de Vereadores de Picos entregou o título de cidadania a seis personalidades que em seus respectivos ramos de atividades contribuíram para o desenvolvimento do município e do seu povo.
Foram homenageados com a cidadania picoense os empresários Vitor Honório da Silva e Irani Honório da Silva, ambos nascidos em Simões. Os advogados Tiago Saunders Martins, natural de São Paulo e Leônidas Luz Araújo, de Rio Branco, no Acre. Também receberam a honraria o policial civil, Marcos Vinicius do Nascimento, nascido em São Paulo e o gerente do Banco do Brasil, Francisco Marcos da Rocha, de Altos.
A homenagem aos irmãos Vitor e Irani foi proposta pelo então vereador Gilmar Francisco de Deus (PTB), em 2001. O título de cidadania ao advogado Tiago Saunders foi proposto por José Luís de Carvalho (PTB). Já a iniciativa de homenagear Leônidas Luz, Marcos Vinicius e Fancílio Rocha partiu do presidente da Câmara de Picos, Hugo Victor Saunders Martins, que comandou a sessão solene.
Hugo Victor disse que todos os homenageados contribuíram para o desenvolvimento de Picos, por isso, a honraria concedida pela Câmara de Vereadores era mais do que justa. Os vereadores José Luís de Carvalho (PTB) e Diógenes Medeiros (PPS), também fizeram questão de destacar o trabalho desenvolvido pelos novos picoenses nas suas diferentes áreas de atuação.
Emoção
Após receberem a placa, os novos picoenses subiram à tribuna para agradecer a homenagem. Com discursos curtos, porém repletos de emoção, eles destacaram a importância da honraria e lembraram que, mesmo antes daquele momento já se sentiam filhos de Picos.
Além dos vereadores, dos homenageados e familiares, a solenidade contou com a presença de algumas autoridades. Dentre as quais os secretários municipais Gláuber Silva, do Meio Ambiente; Glória Saunders, de Trabalho e Ação Social e Oneide Rocha, de Planejamento, e o presidente da Associação Comercial de Picos, Edilberto Rocha, dentre outros.
Fonte: José Maria Barros/ Jornal de Picos