25/07/2016 - Jesika Mayara
O picoense Willian da Silva Sampaio, de 14 anos, participou do Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) 2016, que aconteceu em São Paulo de 14 a 17 de julho. Embora as dificuldades financeiras que enfrentou para participar da competição, o faixa branca foi campeão na categoria galo.
“O chefe do meu pai e alguns amigos me ajudaram a participar do mundial. Muita gente não acreditava na minha ida a São Paulo e, muitos menos que eu iria ser campeão”, disse o picoense.
Treinando há nove meses com o professor José Ricardo, Willian já participou de diversos campeonatos na região como o DEL de Jiu-Jitsu, Oeiras Open e a Copa dos Sertões. Assim como da Seletiva do Brasileiro, que aconteceu em Teresina no mês de maio, e garantiu sua classificação para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em Belém do Pará, porém, problemas financeiros impediram a sua participação.
Estudante do sexto ano do ensino fundamental, Willian divide os estudos com os treinos de jiu-jitsu e muay thai e afirma que o esporte mudou a sua vida.
“Antes eu ficava só na rua soltando pipa e brincando. Hoje eu treino todos os dias, mesmo sem apoio financeiro eu acreditei que eu poderia ser campeão, pois, me dedico muito aos treinos. Espero que essa conquista abra as portas para que eu possa participar de outros campeonatos”, disse o filho do estivador e da domestica, que espera galgar novas conquistas.
O atleta se prepara para participar de mais um campeonato, dessa vez em São Luís do Maranhão, porém, a falta de apoio financeiro poderá barrar sua participação em mais uma grande competição.