26/07/2016 - Jesika Mayara
Um levantamento da Associação Piauiense de Educação no Trânsito (Apetrans) apontou que pelos menos 70% dos veículos que circulam no Piauí são conduzidos por motoristas em condições irregulares. O estudo da organização mostrou ainda que 15% deles estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.
“Nós somos conhecidos fora como o estado que tem o maior índice de acidentabilidade proporcionalmente à população. Estamos praticamente em calamidade público no que diz respeito a condutores habilitados no estado”, falou Ricardo Borges, presidente da Apetrans.
A formação ruim dos condutores no Piauí é apontada como um dos grandes problemas. No próprio pátio de provas do Detran-PI os alunos reclamam das más condições. Além disso, existem ainda denúncias da suposta existência de esquema envolvendo examinadores do órgão que cobram pela aprovação.
A direção de habilitação do Detran reconheceu a falta de estrutura e afirmou que providências estão sendo tomadas para investigar as denúncias da existência de esquemas. Segundo o órgão, processos administrativos devem abertos para apurar os casos e se comprovado o envolvimento dos servidores eles serão punidos.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) afirma que a formação ruim dos condutores faz com que o número de acidentes e de vítimas aumente no estado. As estatísticas mostram que de cada 10 acidentes no Piauí, oito envolvem motocicletas.
Fonte: G1