Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Social conclui Busca Ativa em Santa Cruz do Piauí

O processo é a primeira etapa para construção do diagnóstico socioterritorial santacruzense

22/05/2021 - Redação

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P40G-IMG-512d6ccaf6d83c82e1.jpg (Foto: Divulgação)
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Da Redação 

Após um mês de atividades nas zonas urbana e rural, as equipes de profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz do Piauí concluíram o trabalho de Busca Ativa, que é uma iniciativa da Gestão do prefeito Barroso Neto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A pasta é gerida pela vice-prefeita Gláucia Portela.

A busca ativa é a primeira etapa para construção do diagnóstico socioterritorial santacruzense, um instrumental de grande relevância para fundamentar ações estratégicas na política de assistência social, de forma preventiva e proativa, sendo uma forma de conhecimento, descrição, análise e compreensão da realidade. 

Durante o processo de Busca Ativa, foram realizadas diariamente visitas domiciliares em todas as residências das zonas rural e urbana do município. Nessas visita foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas, e assim, através de escuta qualificada dos profissionais, foi possível conhecer a realidade vivenciada pelas famílias, identificando principalmente as famílias em situações de vulnerabilidade social e econômica. Com isso, foram surgindo demandas para demais secretarias e órgãos do município.

Ainda através da realização da busca ativa, foi possível também fornecer informações sobre os benefícios e serviços ofertados pelo CRAS, como Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, BPC, carteira do idoso, passe livre intermunicipal, passe livre interestadual, carteira do autista, informações sobre Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

“O diagnóstico socioterritorial tem como objetivo lançar um olhar específico para o território, buscando entender quem são, como vivem e como pensam a população santacruzense, pois a implementação de serviços assistenciais parte especialmente do conhecimento da realidade local, das necessidades da família e da comunidade no geral” – destacou a secretária Gláucia Portela.

A secretária acrescentou que após a conclusão do diagnóstico será possível conhecer o perfil da população santacruzense, facilitando o planejamento e execução de ações e projetos destinados a cada comunidade, alcançando assim, resultados satisfatórios para o município. Ao todo, foram 58 localidades visitadas na zona rural e 41 ruas e avenidas na zona urbana.
 

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