01/08/2016 - Redação
A Associação de Ovinocaprinocultores de Esperantina, Aovicapre, que conta com cerca de 600 associados, é uma das entidades atendidas pelo Sebrae no Piauí e está avançando no mercado. Por meio de consultorias técnicas a associação diversificou seus produtos e está conquistando inúmeros clientes.
Inicialmente a Aovicapre produzia e comercializava carne do caprino, leite de cabra e queijo. Após o apoio técnico do Sebrae, a entidade passou a produzir cosméticos a partir do leite de cabra.
“Desde 2014, participamos das ações que o Sebrae promove em prol dos pequenos produtores. Percebemos uma oportunidade de obter conhecimento e expandir o poder de comercialização da associação. Com as consultorias, aprendemos como fabricar hidratantes, cremes, esfoliantes e outros artigos cosméticos. Nossos novos produtos tem sido bem aceitos e são parte importante para a geração da nossa renda”, comenta a presidente da Aovicapre, Lauriana Rodrigues.
A presidente destaca que a venda dos cosméticos, atualmente, corresponde a 80% do faturamento da associação. “Continuamos com a comercialização do leite e a produção de queijos sob encomenda. Mas nosso carro-chefe tem sido nossos cosméticos. Nas feiras que participamos o hidratante e o sabonete fazem bastante sucesso”, salienta Lauriana.
O analista do Sebrae no Piauí, Robert Ferreira, destaca as ações da instituição para o fortalecimento da ovinocaprinocultura no Piauí.
“O objetivo do Sebrae é desenvolver, organizar e fortalecer a atividade da ovinocultura e caprinocultura, visando a competitividade e o aumento da renda com foco nos elos da produção, beneficiamento e comercialização”, afirma Ferreira.
O analista também pontua as formas de atuação da instituição. “Promovemos a participação dos produtores em diversas missões técnicas a Estados, como Paraíba, que tem bastante força no segmento de ovinos e caprinos. Também realizamos consultorias nas áreas gerenciais, de produção e na aquisição de animais reprodutores”, destaca.
Outras ações realizadas pelo Sebrae são a viabilização da participação dos produtores em simpósios internacionais, capacitações na área de associativismo e planejamento estratégico, bem como, a realização de eventos e a criação de parcerias com outras instituições para o fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.
Fonte: Acesse Piauí