Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Picos ganha Casa das Sementes

A casa é uma estratégia de armazenamento e preservação das sementes crioulas, resistentes à seca, apropriadas para a região

02/08/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
22fc1a83ad498d94d9522221fbc4.jpg Festival das Sementes em Picos (Foto: Ascom SDR)
22fc1a83ad498d94d9522221fbc4.jpg Festival das Sementes em Picos (Foto: Ascom SDR)

A cidade de Picos recebeu, nesse fim de semana, o Festival das Sementes. O evento foi uma realização do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) e da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Na oportunidade, foi instalada a Casa das Sementes no município.

O superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Adalberto Pereira, participou do evento que reuniu agricultores de toda a região. Segundo ele, o Governo do Estado, por meio da secretaria, dá apoio logístico para que as casas sejam instaladas.

“A primeira experiência foi em Pedro II. A Casa das Sementes, que funciona como um banco, dá continuidade a um trabalho que o Governo do Estado já realiza, disponibilizando sementes de milho, feijão e, este ano, de palma forrageira”, explica Adalberto, acrescentando que ainda há mais uma vantagem porque as sementes, armazenadas nesse espaço para a próxima safra, já são testadas e adaptadas à região.

Festival das Sementes em Picos( Foto: Ascom SDR)O agricultor Raimundo Vale chegou em caravana para o festival e participou da visita à propriedade Chapada do Mucambo. “Estivemos com 60 produtores observando a experiência de agricultores como dona Francisca, na produção de hortaliças, utilizando manejo do sistema calçadão, para captação de água, com sistema agroecológico e a Casa de Sementes - estratégia de armazenamento e preservação das sementes crioulas, resistentes à seca, apropriadas para a região de índice pluviométrico baixo e mal distribuído. Esta é uma forma de troca de experiências entre agricultores”, citou Raimundo.

Além do encontro de caravanas, o fórum promoveu rodas de conversas e programação cultural.

Fonte: CCOM PI

Facebook