Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Piauí acelera vacinação contra a Covid-19

O secretário reforça que atingir a marca de 50,84% do público alvo a ser vacinado, com pelo menos uma dose, é motivo de comemoração.

25/08/2021 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-0b85825fb1ff458d00.jpg (Foto: Regis Falcão/CCom)
P40G-IMG-0b85825fb1ff458d00.jpg (Foto: Regis Falcão/CCom)

Nesta terça-feira (24), o Piauí chegou à marca de 709.219 de doses de vacinas contra à Covid-19 aplicadas no Estado, este número inclui primeira dose (D1), segunda dose (D2) ou dose única (DU). Até o momento, 21,61% da população está totalmente imunizada com a 2ª dose ou dose única.

Para o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, a aplicação de mais de 700 mil doses é significativa para o avanço da imunização no Estado. “Sabemos que a imunização é crucial para o combate da Covid-19 e a evolução da vacinação demonstra o trabalho eficiente realizado em conjunto pelo Governo do Estado e municípios”, afirma.

O secretário reforça que atingir a marca de 50,84% do público-alvo a ser vacinado, com pelo menos uma dose, é motivo de comemoração. Segundo ele, o estado está com média de vacinação diária de 26.351 mil doses, levando em conta a média dos últimos sete dias. Nessa segunda-feira (23), excepcionalmente, o Piauí vacinou 87.865 pessoas em 24 horas. “A logística adotada pelo Piauí na distribuição das doses é ágil e garante que as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde cheguem aos municípios com a maior rapidez possível, seja via terrestre ou aérea”, destaca o gestor.

Florentino Neto ressalta ser necessário que a população procure os postos de vacinação para realizar a imunização. “Infelizmente, algumas pessoas dos grupos estabelecidos ainda não foram às unidades se imunizar. Chamamos a atenção dessas pessoas e das demais que ainda não tomaram a segunda dose, a procurarem as unidades de saúde e realizar a vacinação”, declara, lembrando que, só com a imunização de toda a população, será possível vencer a pandemia e retornar à normalidade.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021, houve significativa queda de casos confirmados da doença, além das internações em todo o estado. Em março de 2021, foram contabilizados, por exemplo, 930 óbitos; já no mês julho o número caiu para 205. A queda pode ser verificada mês a mês, abril 1087, maio 765, junho 433 e 92 óbitos em agosto, até hoje. Em relação aos leitos de UTIs, em março, a ocupação chegou a 437 leitos, em julho caiu para 263 leitos, número mais alto. Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico, a ocupação é de 82 leitos de UTIs.

Apesar da queda de internações e óbitos, Florentino Neto lembra que a pandemia não acabou e que os cuidados devem ser redobrados para que o estado possa manter essa situação de traquilidade. “ Higiene pessoal com a utilização de álcool em gel, uso correto de máscaras e distanciamento social para evitar a propagação do vírus”, destaca. “A população só deve sair de casa para fazer o estritamente necessário, respeitando sempre os protocolos de segurança e as restrições impostas pelos decretos do Governo. Só assim, vamos vencer”, complementa.

O Piauí já recebeu 3.085.180 doses de vacinas contra a Covid-19, e realizou a distribuição de 2.961.582. As doses são encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde. As vacinas ficam disponíveis para retirada na Rede de Frio para Teresina e quatro regionais de saúde. As demais são encaminhada para 10 regionais e cinco núcleos de saúde no interior.

 

CCOM PI

Facebook