14/09/2021 - Jesika Mayara
O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador do Piauí, Wellington Dias, participou nesta segunda-feira (13), em ambiente virtual, da instalação das Câmaras Temáticas da Cultura, Infra Estrutura e Investimento e da Ciência e Fomento ao Conhecimento, para funcionamento no âmbito dos 9 estados nordestinos.
As câmaras buscam articular pactos entre os entes consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação de políticas públicas nas áreas técnicas estabelecidas, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste enquanto ferramenta de gestão.
“O desafio é que possamos trabalhar para ter ideias que virem projetos, e apresentar ao colegiado dos governadores para transformar em políticas públicas para o nordeste” pontuou Dias.
O Consórcio Nordeste prevê a criação de 18 câmaras temáticas em diferentes áreas. Parte já está funcionando. Elas ficam sob coordenação de governadores, contam com apoio de equipes técnicas e de governo, que articulam projetos e ações nas respectivas áreas.
Na área de infraestrutura, o desafio é pensar alternativas que possam integrar a rede de transportes rodoviários, marítimos, ferroviários, aeroviários, infra estrutura hídrica, de comunicação, energia, entre outras. A câmara de Infra Estrutura e Investimento terá à frente o governador Renan Filho (AL).
Wellington Dias destacou a força cultural da região nordeste, pontuando como alternativa a criação de um fundo em nível regional para se integrar a fundos nacionais e a perspectiva de captação de recursos privados, visando estabelecer um mapa da cultura nordestina e um calendário anual de eventos. A câmara da Cultura será coordenada pelo governador Camilo Santana (CE)
]”Ter a cultura como um vetor atrativo para o turismo, mas também colocar uma boa imagem da região desde a cultura das nossas origens” considerou o presidente.
A câmara da Ciência e Fomento ao Conhecimento, será coordenada pelo governador Flávio Dino (MA). Ela ficará encarregada de integrar o Comitê Científico do Nordeste à universidades e centros de pesquisa, buscando desenvolver projetos e políticas em nível regional em áreas como saúde, segurança pública, educação e agricultura.
CCOM PI