06/10/2021 - Jesika Mayara
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira, 06 de outubro, em Picos a Operação Neoplasia. Cerca de 15 policiais cumprem seis mandatos de judiciais, sendo três de busca e apreensão e três de prisão temporária. Os mandatos foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada na realização de fraudes, por meio da falsificação de exames e laudos, para obtenção de benefícios previdenciários, principalmente o auxílio-doença e conta com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT).
Durante as investigações constatou-se que existem 190 benefícios com ligação à organização criminosa, onde em 38 destes foi contatada fraude. O prejuízo a previdência ultrapassa os R$ 230 mil.
A operação recebeu o nome de Neoplasia, devido a maioria dos laudos médicos possuírem o diagnóstico de doenças neoplásicas(câncer), falsificando exames e atestados médicos, para conseguirem ter acesso aos benefícios previdenciários.
A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias de três envolvidos nas fraudes identificadas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Estelionato Majorado; Falsidade Ideológica e Uso de Documento Falso.