16/08/2016 - Jesika Mayara
Nesta segunda-feira, 15 de agosto, data em que a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Maria, a Diocese de Picos celebrou a festa de sua padroeira sob o título de Nossa Senhora dos Remédios.
Motivados pelo amor à Maria, milhares de fiéis participaram as 07 horas da Missa solene no adro da Catedral presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges, pároco da Catedral, João Pereira de Sousa, David de Sousa Barros, Ferdiran Fontes Mendes, Adalto Vieira dos Santos Filho, Sebastião Francisco dos Santos, Flávio de Sousa Santiago, Jonas de Mora Batista, Miguel Feitosa Pereira, Fernando Amando de Sousa, Wagner Francisco Carvalho e Francidilso Silva do Nascimento.
No final da celebração houve ainda uma encenação com atores e atrizes picoenses que relembraram a chegada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Picos.
Com o tema “Maria, Missionária da Misericórdia”, desde o dia 06 de agosto, que os devotos veneram Nossa Senhora que é apresentada na Igreja como aquela que soube fazer a vontade do Pai e modelo para aqueles que desejam seguir a Cristo.
“O povo se entrega durante este festejo. A presença dos fiéis é uma presença livre, espontânea, mas também, de muito encantamento e isso nos deixa encantados em saber que a festa se faz com a presença dos filhos de Deus e é o prolongamento da ação de Maria através da Igreja. A Igreja é todo este povo que vem, que reza, que acredita e que vai ao encontro de Deus através dos sinais de Maria e que fica marcado através do anúncio que a Igreja faz”, disse Dom Plínio.
O padre Francisco Pereira Borges, pároco da Igreja Catedral, agradeceu à presença de todos os padres que celebraram durante o Festejo de Nossa Senhora dos Remédios e a todas às pessoas que colaboraram com a realização de mais uma festa e, acrescentou: “A minha conclusão é que Nossa Senhora dos Remédios é um ponto de referência em que nos leva a Deus. Podemos confirmar isto pela presença de tantas pessoas que vieram de perto e de longe participar todas as noites das celebrações litúrgicas em honra a Nossa Padroeira”.
Finalizando as atividades alusivas a festa de Nossa Senhora dos Remédios, aconteceu as 16 horas a Missa de Dedicação da Igreja Catedral à Nossa Senhora seguida de Procissão Luminosa com a Imagem da padroeira pelas principais ruas da cidade, concluindo com a Benção do Santíssimo Sacramento.
Além da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, as paróquias de Paulistana e Pio IX também celebraram nesta segunda-feira as padroeiras Nossa Senhora dos Humildes e Nossa Senhora do Patrocínio.
Ascom