Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Incêndio de grandes proporções assusta moradores em Picos

O incêndio florestal já dura quase dois dias e diversos animais já morreram

17/08/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
b43c3b014a80e47e7e00e2789725.jpg As chamas já duram quase dois dias (Foto: IKDRONES)
b43c3b014a80e47e7e00e2789725.jpg As chamas já duram quase dois dias (Foto: IKDRONES)

Um incêndio florestal de grandes proporções vem assustando os moradores dos povoados Morrinhos, Samambaia e Val Paraíso, em Picos. A fumaça tem atingido diversos bairros. O incêndio teve início na manhã da última segunda-feira, 15, após um carro pegar fogo na margem da BR 316.

O Corpo de Bombeiros que está no local desde o início do foco de incêndio conta com o auxílio da população e de carros pipa da prefeitura municipal de Picos. As chamas foram controladas na madrugada desta quarta-feira, 17, porém, com o aumento das temperaturas o fogo voltou a tomar grandes proporções.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Picos, Hamylton Lemos, afirmou que este é o maior incêndio já registrado em Picos e destruiu uma grande área de vegetação.

“Um dos maiores obstáculos que enfrentamos foi a extensão do fogo, foi colocado o contrafogo e o aceiro. Tivemos a ajuda dos bombeiros civis e da população, além de caminhões pipas de populares e do PAC”, disse o tenente.

Por ser uma área afastada da BR, o acesso da viatura foi comprometido, assim os bombeiros tiveram que usar outras técnicas para controlar o fogo.

Os moradores do local estão assustados e temem que as chamas cheguem até as residências, cerca de 80 animais, entre bois e ovelhas, morreram queimados no incêndio. Além disso, cercas que separam as propriedades foram destruídas

De acordo com a capitã do Corpo de Bombeiros de Picos, Ana Cléia Diniz, o fogo se alastrou em questão de minutos.

“Foi um acidente, e pelo o que pudemos perceber foi causado pelo incêndio do veículo. Quando chegamos as chamas já tinham adentrado a mata. As pessoas estão se queixando pois o fogo atingiu as roças, mas a área é muito grande estamos fazendo o possível. A área tem muitas residências e desviamos o fogo.  Em 23 anos de serviço nunca tinha sentido isso. Os animais, a vegetação, aquele povo desesperado, um horror”, lamentou  Ana Cléia.

A capitão afirmou ainda que as pessoas precisam ter cuidado, uma vez que a umidade do ar está muito baixa, o que é favorável para a expansão de focos de incêndio.

Fotos:Corpo de Bombeiros e Tv Antena 10

 

 

 

Facebook