24/08/2016 - Jesika Mayara
A Polícia Rodoviária federal realizou de 19 a 23 de agosto a Operação Guaribas II, que intensificou a fiscalização na região de Picos, abrangendo também os municípios de Passagem Franca, Jaicós, Patos, Picos, Oeiras, Marcolândia, Alegrete e Fronteiras.
Durante o período foram fiscalizados 413 veículos de toda a região, verificando as condições de circulação, transporte adequado de cargas e pessoas, fiscalização no que diz respeito a crimes e também trânsito em geral.
Entre os veículos fiscalizados, 98 estavam irregulares e foram retirados de circulação. As causas são as mais diversas possíveis e estão diretamente relacionadas com os motivos de acidentes: excesso de peso, más condições do veículo, transporte inadequado de carga, condutores inabilitados e ausência de equipamentos obrigatórios.
Durante a operação alguns veículos de carga também foram flagrados com excesso de peso. A conduta, que danifica as vias gerando prejuízo ao erário público, bem como torna mais difícil o controle do veículo, foi coibida de tal sorte que foram retirados de circulação 150 toneladas de carga que estava sendo transportada com excesso de peso. Os veículos foram autuados e somente liberados após a realização da carga excedente.
Na noite de sábado, 20, no quilômetro 467 da BR 407, em Jaicós, foram apreendidas sete aves silvestres sendo transportadas em um caminhão e preso o condutor por crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, cuja pena prevista é de 6 meses a 1 ano de detenção, e multa.
A operação flagrou ainda 65 condutores de motocicletas que não utilizavam o capacete de segurança. Dessa forma, foram flagradas 502 pessoas cometendo infrações de trânsito, o que se revela preocupante pois os acidentes são decorrência do desrespeito à legislação de trânsito.
PRISÕES
Durante a Operação Guaribas II foram presas sete pessoas por crimes diversos, como crime ambiental, crime de trânsito e falsificação de documento.