06/01/2022 - Redação
A cidade de Picos registrou 12 casos de infecção do vírus H3N2. De acordo com a Vigilância Epidemiológica amostras enviadas ao Laboratório Central, em Teresina, confirmaram as infecções.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsonclay Viana, os exames tiveram o objeto de detectar que vírus respiratório estava circulando na cidade, visto que os casos de Covid-19 estavam reduzindo.
“Picos encontra-se em surto epidêmico, devido a conformação desses casos e a grande demanda de procura nas unidades de saúde por atendimento a casos de gripe”, disse o coordenador.
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo.