Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

TCE-PI aprova as contas de 2013 do prefeito de Sussuapara

O exercício analisado pela Corte corresponde ao primeiro ano da gestão do atual prefeito, Edvardo Rocha, o Pé Trocado

30/08/2016 - João Paulo

Imprimir matéria
65c08fd15965ed002c06b2a0941e.jpg Prefeito de Sussuapara tem contas do primeiro exercício financeiro aprovadas pelo TCE-PI (Foto: Arquivo)
65c08fd15965ed002c06b2a0941e.jpg Prefeito de Sussuapara tem contas do primeiro exercício financeiro aprovadas pelo TCE-PI (Foto: Arquivo)

Da Redação

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovaram a prestação de contas da Prefeitura de Sussuapara referente ao exercício financeiro de 2013, primeiro ano da gestão do atual prefeito Edvardo Antônio da Rocha, o popular Pé Trocado (PP).

As contas de 2013 do gestor sussuaparense foram aprovadas mas com ressalvas, o que implicou na aplicação de multa acessória no valor equivalente a 700 UFIRs (Unidade Fiscal de Referência), que após arrecadada será investida no Fundo de Modernização do Tribunal de Contas (FMTC)

Participaram do julgamento os conselheiros Olavo Rebêlo de Carvalho Filho, Kléber Dantas Eulálio, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, Jaylson Fabianh Lopes Campelo, além do representante do Ministério Público de Contas, o procurador Leandro Maciel do Nascimento. A decisão é do dia 26 de Julho deste ano.

AVALIAÇÃO
De acordo com o contador Valdecí de Araújo Lima, que integra a Assessoria Contábil da Prefeitura de Sussuapara, o fato das contas terem sido aprovadas com ressalvas é corriqueiro naquela Corte de contas e dificilmente um gestor tem todo um exercício financeiro (um ano) aprovado sem nenhuma ressalva, sobretudo aqueles em início de mandato, como é o caso do prefeito de Sussuapara, cujo exercício avaliado foi o de 2013, primeiro ano da gestão.

Sobre a multa aplicada, Valdecí Araújo também destaca que a mesma é acessória e de certa forma didática, sem implicar influência no acórdão do plenário, que foi pela aprovação das contas. O contador lembrou, ainda, que a Prefeitura de Sussuapara encontra-se adimplente junto ao Tribunal de Contas do Estado e também aos demais órgãos ou instituições da esfera pública.

Facebook