Picos(PI), 18 de Outubro de 2024

Matéria / Política

Em cerimônia de 11 minutos, Temer é empossado presidente da República

Solenidade foi realizada apenas três horas depois de Dilma ser destituída

31/08/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
1b716c0417d9ecc4009d68d0ac8a.jpg Temer faz juramento durante cerimônia de sua posse na Presidência (Foto: Reprodução/ TV Senado)
1b716c0417d9ecc4009d68d0ac8a.jpg Temer faz juramento durante cerimônia de sua posse na Presidência (Foto: Reprodução/ TV Senado)

Três horas após o Senado afastar definitivamente Dilma Rousseff do comando do Palácio do Planalto, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu posse na tarde desta quarta-feira (31) a Michel Temer no cargo de novo presidente da República.

A curta cerimônia no plenário do Senado, que durou 11 minutos, contou com a presença de deputados, senadores, ministros, militares e magistrados. Entre os convidados de honra, estavam os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Lewandowski foi o responsável pela condução do julgamento do processo de impeachment de Dilma. Inclusive, coube a ele decretar o resultado das votações que determinaram o afastamento de Dilma da Presidência, mas mantiveram a elegibilidade da petista a funções públicas.

Ele entrou no plenário do Senado por volta das 16h30 e foi tietado por vários parlamentares, levando alguns minutos para conseguir atravessar o local até chegar à Mesa do Senado.

Renan declarou a sessão conjunta da Câmara e do Senado aberta às 16h41. Na sequência, Temer e os deputados, senadores e convidados cantaram o Hino Nacional no plenário.

Às 16h49, Temer foi empossado e prestou o juramento no qual prometeu cumprir a Constituição.

"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", declarou o peemedebista no plenário do Senado com a mão sobre a carta constitucional.

Três minutos depois, Temer assinou o compromisso de posse diante dos convidados e a cerimônia foi encerrada. Depois de declarar Temer empossado, Renan Calheiros disse: "Estamos juntos", ao apertar a mão do novo presidente.

Mesmo com o curto intervalo entre a sessão que destituiu Dilma do poder e a a posse do novo presidente, o plenário do Senado foi decorado com flores para a solenidade. Além disso, o cerimonial do Senado projetou uma imagem comemorativa no painel eletrônico do plenário.

Chegada ao Congresso

Temer chegou pela chamada "chapelaria", entrada que fica bem no centro do Congresso, entre a Câmara e o Senado, e por onde parlamentares, autoridades e visitantes podem desembarcar dos carros.

Dezenas de pessoas acompanharam Temer no caminho até o plenário do Senado. No tumulto, uma porta de vidro quebrou.

Antes da cerimônia de posse, instantes após o Senado condenar Dilma Rousseff, o plenário da Casa foi esvaziado para que seguranças do Senado e do Planalto fizessem uma varredura no local. O objetivo da varredura foi verificar se havia algum objeto que pudesse colocar em risco a vida do presidente e dos demais presentes no plenário.

Fonte: G1

Facebook