23/03/2022 - Redação
Na última reunião com o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, a Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB) aprovou a realização de 12 mil cirurgias de catarata no estado, em regime de mutirão.
Na reunião, foi aprovada também a expansão dos serviços do Samu em três municípios e o aumento do teto para atendimento aos pacientes como câncer.
Florentino Neto deixará o cargo no próximo dia 31 de março.
Segundo o secretário, as cirurgias de catarata fazem toda a diferença na qualidade de vida da população:
“No ano passado, conseguimos realizar nove mil cirurgias de catarata no Piauí através dos mutirões. Este ano, vamos aumentar para 12 mil cirurgias, graças a emendas de parlamentares piauienses que somam R$ 28 milhões. Serão 12 mil piauienses que vão voltar a enxergar através a iniciativa do mutirão”, disse o secretário.
Participaram da reunião, a Diretora da DIVISA, Tatiana Chaves; o Superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque; a vice-presidente do Cosems e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano; a Coordenadora Geral do Samu, Christianne Moura Fé e a Gerente de Atenção à Saúde Mental, Virginia da Silva.
Durante a reunião da CIB, foram aprovadas a Expansão do Samu Estadual com Implantação de uma Unidade de Suporte Avançado para a cidade de Luzilândia e uma Unidade de Suporte Básico para os municípios de Curral Novo do Piauí e Jardim do Mulato; Aumento do teto de Financiamento da Média e Alta Complexidade da Oncologia em Teresina;
Além do Financiamento e Recursos de Incremento para Estruturação do Centro de Parto Normal do Hospital Pedro Vasconcelos, localizado em Miguel Alves; Implantação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental nos municípios de Demerval Lobão, Jerumenha e Arraial.
Na reunião, o secretário Florentino Neto recebeu homenagens e reconhecimento dos participantes como a vice-presidente do Cosems, Leopoldina Cipriano. Segundo ela, Florentino vai fazer falta na saúde do Estado por ter sido o gestor que mais dialogou com os Conselhos.
O diretor do HU, Paulo Márcio, enfatizou o fato de Florentino ter escrito seu nome na página da medicina do Piauí pelas ações durante a pandemia e agradeceu pelo seu trabalho à frente da pasta da saúde.
Emocionado, o gestor agradeceu as homenagens e disse que de todas as funções que já exerceu, ser secretário de saúde durante uma pandemia trouxe muito aprendizado. “Foram muitas lições durante toda a jornada, com embates fortes, mas respeitosos com todos. Pude sentir o peso da cadeira de secretário de saúde e fica a lição de que podemos fazer juntos um bom trabalho. Levo daqui o bem mais precioso que é a amizade de todos vocês”, afirmou.
Fonte: Portal Meio Norte