07/09/2016 - João Paulo
Da Redação
Nova pesquisa de intenção de voto estimulada para prefeito de Picos mostra ampla vantagem do candidato Gil Paraibano (PP) sobre o atual prefeito e candidato à reeleição, Padre Walmir (PT). Pelo levantamento, Gil tem 50,67% de intenção de votos, em seguida vem o padre Walmir com 29%. A vantagem de Gil sobre Walmir é de 21,67%.
O candidato Júnior Nobre (PSC) teria 3% dos votos dos eleitores de Picos. O candidato Gilvan Gomes (PSDC) não foi citado na pesquisa estimulada para prefeito de Picos. Os eleitores que não souberam opinar em quem votam para prefeito de Picos somam 9,33% e os que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco, ou que anulariam seus votos são 8%.
A pesquisa do Instituto Estimativa foi realizada nos dias 03 e 04 de setembro, com 300 eleitores com 16 ou mais anos com domicílio eleitoral nas zonas urbana e rural de Picos. A margem de erro do levantamento é de 5,65% para mais ou para menos para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número PI-04152/2016.
ESPONTÂNEA
46,33% dos eleitores picoenses entrevistados pelo Instituto Estimativa revelaram de forma espontânea que votam em Gil Paraibano para prefeito de Picos. Os que atestaram que votam em Padre Walmir são 28,33%. Na pesquisa espontânea não é apresentado ao eleitor um disco com os nomes dos candidatos a prefeito de Picos. O entrevistador apenas pergunta: “se as eleições fossem hoje, em quem o senhor votaria para prefeito do município de Picos?”. E de forma espontânea o eleitor responde.
O candidato Júnior Nobre aparece com 1,67%. Os eleitores que não souberam opinar em quem votam para prefeito de forma espontânea somam 22,67%. Os que manifestaram que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco, ou anulariam o voto são 1%.
REJEIÇÃO
O candidato Padre Walmir lidera a rejeição em Picos. 24,33% dos eleitores afirmam que não votariam de maneira alguma no candidato do PT. Em segundo lugar aparece o candidato Gilvan Gomes, com 18%. Gil Paraibano é rejeitado por 11,67% dos eleitores de Picos. O candidato Júnior Nobre tem rejeição de 10,67% dos eleitores de Picos. Os eleitores que não souberam opinar em quem não votam para prefeito somam 23,33%. Os que não votariam em nenhum dos candidatos, em branco, ou que anulariam seus votos são 12%.
CERTEZA DO VOTO
A expressiva maioria dos eleitores de Picos está com o voto definido para prefeito e atesta que com certeza não muda de posição até o dia da eleição. 74,33% garantem que não vai acontecer a escolha por um outro candidato; 11,67% admitem que podem escolher outro candidato a prefeito; e 14% prefere não opinar sobre a possibilidade de mudar de voto para prefeito de Picos.