Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Polícia Técnico-Cientifica de Picos funcionará no prédio da Uespi do Junco

O prédio passa por reforma e os trabalhos deverão iniciar no local em um mês

09/09/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
cb96854ab6ad259e96c35a7182dd.jpg O prédio fica localizado às margens da BR 316 (Foto: Reprodução)
cb96854ab6ad259e96c35a7182dd.jpg O prédio fica localizado às margens da BR 316 (Foto: Reprodução)

Polícia Técnico-Científica do Estado de Picos, que foi instalada no município há um ano, funciona provisoriamente em duas salas do Fórum Municipal e ganhará uma sede definitiva em aproximadamente um mês.

O prédio do antigo Campus da Uespi de Picos, localizado no bairro Junco, sediará os trabalhos da Polícia Técnico-Científica, que atenderá toda a macrorregião.

De acordo com diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Piauí, o médico legista Antônio Nunes, o local passa por reforma e em aproximadamente um mês as atividades do órgão devem ser realizadas no local.

O prédio irá melhorar a qualidade e eficácia nos serviços prestados pelo Instituto Médico Legal, Perícia Criminal e Instituto de Identificação na cidade de Picos.

A Polícia Técnico-Científica de Picos conta atualmente com quatro peritos e três médicos legistas. “Acreditamos que no próximo ano seja realizado um concurso e assim o número de servidores será expandido, uma vez que o último concurso do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Piauí aconteceu em 2012. Após a conclusão da sede em Picos, a Polícia Técnico-Científica será instalada em Floriano e Bom Jesus”, disse o diretor.

Com a reforma foi dada a largada na estruturação do prédio que em um primeiro momento contará com repouso e algumas salas para a execução de atividades imprescindíveis para o trabalho da Polícia Técnico-Científica.

“O secretário Fábio Abreu já sinalizou que vai fazer uma reforma completa no prédio. Essa reforma está em fase de licitação, onde serão implantadas as câmaras frias, que inclusive já estão aqui em Teresina e nunca foram utilizadas. Além disso, o prédio contará com a parte administrativa, salas de reuniões, salas de necropsia, sala de vestígios, arquivos, anatomopatologia e eficiência de balística”, explicou Antônio Nunes.

Capacitação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Técnico-Científica, iniciou o treinamento de 20 servidores, cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que irão trabalhar na perícia em Picos.

O treinamento está sendo em Teresina e teve início no fim de agosto. Divididos em 04 turmas, os servidores irão conhecer todos os setores da Polícia Técnico-Científica e acompanhar de perto a rotina de cada departamento. “Esses servidores farão a parte burocrática. Serão auxiliares administrativos, os técnicos de enfermagem auxiliarão as necropsias e peritos em cenas de crime, os enfermeiros farão a gestão do órgão e parte cartorária. Temos também auxiliares de serviços gerais que farão a parte de limpeza e conservação, motoristas para dirigir as viaturas, técnicos de radiologia farão os exames radiológicos. Por enquanto, são 20, mas a previsão é de 27 e mais sobreaviso dos técnicos de radiologia do Hospital Regional de Picos em auxílio ao IML”, informa o diretor.

 

Facebook