13/09/2016 - Jesika Mayara
A Organização não Governamental Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), que desenvolve trabalhos voltados para o acolhimento e tratamento dos animais de rua, tem como bandeira de luta a castração gratuita que irá ajudar a reprodução desregulada dos animais de rua do município.
O tema será abordado durante a realização de uma audiência pública, que tem como objetivo aprovar o Projeto de Lei para a Castração Gratuita. A reunião acontecerá na noite desta quarta-feira, 14, no plenário da Câmara Municipal de Picos e será acompanhada pelos militantes da ONG.
Segundo o presidente da APAPI, Felipe Coelho, o grupo sempre vem trazendo a público a luta por aquisição de políticas públicas que tratem da causa animal.
“A audiência acontecerá às 19h00, onde será votada a Lei da Castração Gratuita que tem como objetivo diminuir a quantidade de animais abandonados em via pública”, disse o presidente.
A humanização dos servidores do Centro de Zoonoses, a Construção do Santuário de Proteção do Animal Abandonado e a contratação de veterinários através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), também são outras bandeiras de luta da APAPI e deverão ser discutidas durante a audiência pública.
Criada em janeiro de 2015, a ONG que já realizou diversas campanhas em defesa da causa, como palestras, vacinações anticoncepcionais de forma gratuita e, além disso, ajuda a animais de rua ganharem um lar definitivo. As adoções acontecem através de campanhas realizadas nas redes sociais e aplicativos de comunicação.