14/09/2016 - Jesika Mayara
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da coordenação de imunização já está se preparando para a Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada no município entre 19 e 30 de setembro. Na manhã desta terça- feira, 13, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de uma capacitação no auditório da academia de saúde, localizada na av. Severo Eulálio. A reunião teve como intuito qualificar e atualizar os conhecimentos daqueles que lidam diretamente com vacinação.
Segundo a coordenadora de Imunização, enfermeira Valdivânia Pacheco, o encontro abordou vários temas, como a importância da atualização da caderneta, melhores técnicas para aplicação de vacinas, mudanças no calendário, registro de doses aplicadas na campanha; contraindicações; organização da campanha; importância da Multivacinação, dentre outros aspectos relevantes. “Além disso, reforçamos aos profissionais o calendário vacinal, questões pertinentes sobre a campanha no município e esclarecemos dúvidas sobre o esquema e o registro de informações no sistema”, explicou.
O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde de crianças menores de 5 anos e adolescentes de 9 anos a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A mobilização, que faz parte do calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo levar crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que as equipes possam verificar suas carteiras de vacinação e realizar a imunização de doses que estejam em atraso.
O Setor de Imunizações esclarece que, este ano, a multivacinação se dará somente nas Unidades de Saúde com salas de vacina fixas da zona urbana, são elas: Ipueiras, Junco, Belo Norte, Belinha Nunes e Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião – PAIM. As Unidades Básicas de Saúde da zona rural irão realizar a atualização mediante agendamento. Entre as vacinas que estarão à disposição do público-alvo estão a BCG (Tuberculose), hepatites, tríplice viral, póliomielite, pentavalente, meningocócica conjugada C, pneumo-10 valente, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto (difteria e tétano) e rotavírus.
“Dia D”
Com o objetivo de intensificar a vacinação, no dia 24 de setembro (sábado), será realizado o “Dia D” da Multivacinação com imunização em 13 Unidades de Saúde da zona urbana, das 8h às 17h. São elas: Antenor Neiva; Canto da Várzea; Passagem das Pedras; PAIM; Ipueiras; Paraibinha; Pantanal;; Junco; Pedrinhas; Belinha Nunes; Cecília Neri; Morada do Sol e Belo Norte.
Ascom SMS