15/09/2016 - Jesika Mayara
O comércio picoense já inicia os preparativos para o período considerado por alguns lojistas como o melhor do ano, as festas do fim do ano. Assim, as contratações temporários para o período também devem iniciar.
O fato anima o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Servidores de Picos (SINTRACS), que acredita que durante o período deva acontecer uma estagnação nas demissões.
De acordo com o presidente do SINTRACS, Marcos Holanda, a expectativa é que uma porcentagem dos servidores contratados temporariamente sejam efetivados.
“As demissões ainda estão sendo registradas em grande escala, porém nesse final de ano inicia-se as contratações temporárias, onde cerca de 10% dos servidores são efetivados. Estamos vivendo uma conjuntura muito difícil que dificulta até a própria contratação, pois as vendas diminuem”, explicou o presidente.
As contratações temporárias duram em torno de 90 dias. Tradicionalmente, o período das contratações temporárias se inicia no mês de setembro, objetivando a capacitação e o treinamento dos funcionários dentro da filosofia da empresa e de seus produtos, de forma que os novos contratados estejam suficientemente preparados para atender os consumidores e não comprometer as vendas ou a imagem da loja durante este período. Entretanto, este ano, as contratações devem começar na segunda quinzena de outubro.
Além de atender a demanda extra no período natalino, as contratações atendem também o período do réveillon, quando ainda pode se observar grande movimentação nas lojas para os preparativos da virada do ano.
“Esperamos que este ano as coisas melhorem, uma vez que as vendas melhoram nos setores comerciais de Picos com a proximidade do final de ano. Estamos confiantes, uma vez que a cidade irá receber dois shoppings que deve alavancar a questão dos empregos no município. Isso tudo anima os sindicato e reacende nossa esperança de dias melhores”, disse Marcos Holanda.