18/01/2016 - Jesika Mayara
Mais de um mês após ser implantado no Centro de Picos, o projeto Zona Azul, que objetiva a melhoria na mobilidade do trânsito de Picos a partir da regularização das vagas de estacionamento ainda não está funcionando. O projeto piloto foi lançado na Avenida Getúlio Vargas no dia 15 de dezembro.
O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Manoel Vieira, afirmou que o projeto teve início com a sinalização da avenida, uma vez que o mesmo ainda se encontra na parte educativa.
“Confeccionamos um panfleto onde já aparece a maioria das instruções, aquilo que o condutor e a população já devem saber. Estamos trabalhando esse projeto, concomitantemente estamos regulamentando os estacionamentos para idoso e deficiente físico”, explicou o secretário.
Foram impressos três mil panfletos que estão sendo distribuídos em pontos estratégicos que receberão o projeto, como a Avenida Getúlio Vargas, Praça Felix Pacheco e algumas das principais vias de acesso ao centro do município.
“A distribuição garante o contato direto com os comerciantes e seus funcionários que em sua maioria são as pessoas que mais utilizam dos estacionamentos”, disse Manoel.
Ainda de acordo com o secretário o principal entrave para que o projeto funcione de forma efetiva vem sendo de cunho social e educativo. “Você encontra as mais diferentes reações por parte da população, principalmente daqueles que necessitam fazer uso do espaço. Além disso, precisamos trabalhar nossos fiscais que ainda não tem todo conhecimento de como deve funcionar o projeto. Mas esperamos que logo possamos colocar em pratica essa atividade”.
O PROJETO
Os veículos que estacionarem na via terão o período de até duas horas para permanecerem no local. Os condutores de automóveis R$ 2,60 por hora de permanência, já aqueles que fizerem uso de motocicletas pagarão R$ 0,60 por hora.