09/06/2022 - Jesika Mayara
O ex-governador Freitas Neto (PSDB), presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, avaliou nesta quinta-feira (09) que a tendência das eleições para o governo do estado será uma polarização entre os pré-candidatos Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (União Brasil). O ex-gestor também fez um alerta para os nomes que disputam a chefia do Executivo: “Não fiquem só nos ataques e xingamentos”.
Freitas Neto falou sobre a grave crise econômica pela qual o país passa e defendeu que os pré-candidatos devem estar preparados. Ele avaliou que o país e o estado enfrentaram um período de estagnação econômica. O ex-governador também relembrou que há países no planeta que passam por um contexto de guerra, como a Ucrânia, ou ainda lidam com a pandemia de COVID-19.
“Fico na torcida para que nessa campanha não se fique só nos ataques, nos xingamentos, mas que os candidatos todos, do governo e da oposição, falem como é que eles pretendem enfrentar esse caso adverso, por questão de guerra e da pandemia. A economia sofreu muito e a população também”, disse.
Para ele, isso não deixa de impactar o Piauí e os pré-candidatos devem ter planos de governo adaptados a essa realidade.
“Os candidatos a governador têm que estar antenados e verificar como é que eles vão enfrentar esse problema e traçar planos econômicos compatíveis com a realidade de nosso estado para o desenvolvimento, porque o Piauí é um estado potencialmente muito rico, mas que ainda é um estado muito pobre”, destacou.
Historicamente ligado à oposição, Freitas Neto preferiu não fazer a defesa ou falar especificamente sobre nenhum dos candidatos, Silvio Mendes e Rafael Fonteles. Fora do pleito, ele disse que ficará apenas na torcida para que a população faça a escolha correta.
“Todo mundo conhece o meu histórico, mas tenho outras funções e como piauiense prefiro me manifestar no sentido de que o Piauí escolha o melhor candidato, mas todos sabem das minhas preferências”, disse.
As declarações de Freitas Neto foram dadas durante um evento na sede do SEBRAE de premiação para prefeitos que incentivam o empreendedorismo.
Cidade Verde