Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Piauienses consomem mais frutas durante o BRO-Bró

As vendas subiram 20%. Especialistas recomendam a ingestão de frutas para regulação do organismo

17/09/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
578f99966df95648b31d2eb36402.jpg O aumento foi de 20% (Foto: Divulgação)
578f99966df95648b31d2eb36402.jpg O aumento foi de 20% (Foto: Divulgação)

Com a chegada do período mais quente do ano, os termômetros já começaram a registrar altas temperaturas. Em razão disso, as pessoas passaram a encontrar alternativas para driblar o calor e ao mesmo tempo cuidar da saúde. Depois que o BRO-Bró chegou, a Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) registrou um aumento de pelo menos 20% nas vendas, o que mostra que o piauiense tem consumido mais frutas. Já em relação ao ano passado, o aumento foi de 7%.

Entre as frutas que mais são vendidas estão o coco verde, laranja, melão, melancia, uva e abacaxi, que são as frutas mais ricas em água e mais preferidas dos clientes do mercado.

"As frutas sempre estão recomendadas como alimentos para serem parte da alimentação diária, porque são vários os benefícios. O primeiro é o suprimento de vitaminas e minerais que são importantes na regulação de reações do organismo. Segundo, porque contém um maior conteúdo de água o que contribui para fornecer líquido sufiente para o organismo manter-se hidratado", disse a nutricionista Andrea Fernanda Lopes.

Quem consome frutas com frequência, principalmente nesse período do ano, é o estudante de 22 anos Bruno Roberto Figueiredo, que mora no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina. Das frutas que mais gosta, ele come banana, laranja e abacaxi, tudo para manter uma alimentação mais saudável e fugir do calor.

"Durante esse período de calor é comum porque você se hidrata comendo frutas. E além disso, como faço exercícios físicos e academia, é importante comer bastante frutas porque dá energia", disse.

Conforme a nutricionista Andrea Fernanda, é recomendável que as pessoas consumam durante o BRO-Bró, período em que as temperaturas estão entre os 35 e 40 graus, frutas como melancia, abacaxi, morango, carambola, laranja e tangerina, que contém um maior teor de água.

"Além das vitaminas e minerais, as frutas também oferecem outros compostos que atuam nas células prevenindo o envelhecimento da pele, melhoraram as reações metabólicas, água para hidratação, e fibras no funcionamento do intestino, melhorando os níveis de colesterol e glicose", disse.

Recomendações
O Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas façam a ingestão de pelo menos três porções de frutas por dia. Conforme a nutricionista, as frutas podem ser consumidas após o almoço e o jantar, como sobremesa, ou nos intervalos das refeições.

"Você pode procurar ingerir sempre frutas da estação, que normalmente são mais baratas. Uma outra recomendação é que a pessoa sempre prefira ingerir a fruta ao invés do suco, por conta das fibras", disse.

Fonte: G1

Facebook