06/09/2022 - Jesika Mayara
A prefeitura de Simões-PI, através da gestão do Prefeito Zé Wlisses, em conjunto com a secretaria de educação, realizou evento com palestra sobre a língua brasileira de Sinais (LIBRAS) Com o tema ‘’Inclusão e desenvolvimento da pessoa surda e as dificuldades de aprendizagem do surdo na escola’’.
O evento ocorreu no sábado dia 03 de setembro de 2022, no auditório municipal Eridalva Arcanja.
Estiveram presentes para prestigiar o evento O Prefeito Zé Wlisses, Isamária Dantas - 1ª dama e secretária de saúde, Claudeir Feitosa - Vice-Prefeita, Vereador Prof. Francisco Ângelo - Presidente da Câmara, Vereador Ademir, Vereador Enéas LIma, Vereador Amâncio Lopes, Iris Elaine - Secretária de educação, Raimundo Leite - Secretário de meio ambiente, Katherine Modesto - Secretária de finanças e Francisco Dogizete (Doge) - Controlador.
O evento contou também com a presença da comunidade surda de Simões, de Expedita Alves – Professora de Libras, dos palestrantes surdos José Aristóteles e Marcos Yuri e dos intérprete de libras Joseval Barbosa, Francione Rodrigue, Thais Valéria e estudantes.
Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde e Iris Elaine – Secretária de educação, destacaram a importância do evento para o município de Simões e se mostraram juntamente com as respetivas secretárias a dar todo apoio possível.
ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI
Neste sentido, começamos os nossos primeiros passos através dos amigos Joseval e Aristóteles. Digo a todos estamos sensibilizados e tomares a iniciativa de implantar esta política pública no município de Simões.
Farei uma reunião com a secretária de educação, Iris Elaine, e toda equipe para que possamos tratar sobre abrir uma sala específica para o ensino de libras aos surdos e ouvintes.
Precisamos orientar as empresas, aos hospitais e em fim a todos, para que em breve tenha alguém que possa estar atendendo aos surdos com libras nos estabelecimentos.
O momento é importante e precisa ser trabalhada esta política pública, não só em Simões, mas em outros municípios.
Precisamos tratar o surdo como uma pessoa digna e com inclusão social, isto para que o mesmo sinta-se valorizado.
Agradeço a todos, e que a comunidade surda siga o exemplo de Aristóles e do Marcos Yuri, que estudaram e são grande profissionais.
Assessoria de Imprensa