08/09/2022 - Jesika Mayara
Depois de dois anos sem ser realizado, devido a pandemia da COVID-19, a Prefeitura de Santa Cruz do Piauí voltou a promover o tradicional Desfile Cívico alusivo ao Dia 07 de Setembro.
E no ano que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil uma multidão foi as ruas do município santacruzense acompanhar um evento que chamou a atenção principalmente pela organização e grande quantidade de partciipantes.
Além de um grande número de pessoas, o Desfile reuniu diversas autoridades como o prefeito, Barroso Neto (PT), a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Gláucia Portela (Progressistas), o secretário de Governo, Nego de Boza, o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Raimundo Neto (PTB), o Diretor Geral do Hemopi, Jurandir Filho, o Comandante do GPM, Sargento Saulo, bem como outras.
Ao longo de quase duas horas vários pelotões contaram um pouco da história do Piauí, do Brasil e de Santa Cruz do Piauí, onde foram abordados diversos momentos e movimentos que contribuíram para a formação da sociedade brasileira, entre esses:
A Batalha do Genipapo, os 200 anos de Colonização do Brasil, a Educação e Independência, os Jesuítas e a Educação no Brasil Colônia, a Produção de uma Identidade Através dos Uniformes Escolares, o Período Regencial, o Voto de Cabresto, a Sabinada e a Guerra de Canudos.
Ainda nessa parte relacionada a história, o desfile realizado pela Prefeitura de Santa Cruz abordou outros temas como: Ditadura Militar, Golpe e Ditadura, Manifesto X Ditadura, Diretas Já, Redemocratização do Brasil aos dias atuais e Governos Brasileiros.
Inclusive adolescentes desfilaram caracterizados de ex-presidentes da República no período pós-ditadura, e chamou a atenção os aplausos fervorosos ao “Presidente Lula” e as vaias ao “Presidente Bolsonaro”.
A educação também foi abordada no Desfile Cívico onde foram mesclados diversos temas até a atualidade com as escolas em tempo de pandemia.
Ainda nessa área desfilaram alunos da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Estado da Educação e do Polo da Universidade Aberta do Brasil, com a participação de estudantes das escolas Obetisa Nunes Martins, Escola Municipal Francisco Moura, Unidade Escolar Severo Maria Eulálio, CETI Severo Maria Eulálio, além da Universidade Aberta do Brasil Polo Wilson Martins Nunes Filho.
O Desfile de 07 de Setembro no município santacruzense ainda enalteceu a história das mulheres através dos temas Movimentos Feministas, Emancipação Feminina, a participação da nadadora Maria Lenk nas Olímpiadas e o Direito a Escola Primária.
O evento abordou também diversos movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Movimento Negro, o Movimento do Cangaço, a Juventude que ousa lutar conquista identidade e respeito, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Marcha das Margaridas Flores da Democracia e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
A parada cívica teve ainda participação da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Meio Ambiente, do SAMU e da Secretaria de Saúde, que abordou a Importância do fortalecimento do SUS para a defesa da vida e a COVID-19 como ameaça a vida humana no planeta e a insegurança, bem como os desafios impostos pela pandemia.
No último pelotão desfilaram os filiados ao SINSEPM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e uma viatura do Grupamento da Polícia Militar de Santa Cruz do Piauí.
O prefeito, Barroso Neto, elogiou a participação de todas entidades municipais e frisou que o Desfile da Independência superou as expectativas da administração “Crescer é com a Gente”.