21/01/2016 - Carlos Magno
O projeto “Viva Melhor Sabendo” é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e objetiva a ampliação da testagem voluntária e oportuna do HIV às pessoas vulneráveis ao vírus. Além disso, tem a missão de implementar a testagem rápida por fluido oral entre as populações-chave.
A avaliação conta com a participação de todas as ONG’s executoras da metodologia. Em Picos o projeto é desenvolvido em parceria com o Grupo de Livre Orientação do Vale do Guaribas (GGLOS) e já atingiu cerca de 400 usuários durante a primeira fase do projeto.
“Estamos muito felizes com a aceitação das pessoas ao projeto. Nossa equipe tem ido aos bairros e realizados cerca de 30 testes a cada visita. Acreditamos que chegado o fim do projeto estaremos com um grande número de pessoas cientes a cerca de sua sorologia”, afirmou Jovanna Cardoso, coordenadora do GGLOS.
O projeto vem sendo realizado efetivamente desde novembro desde a assinatura do convênio e já visitou os bairros São José, São Vicente, Morada do Sol, Paroquial, Bomba, Boa Sorte, Passagem das Pedras, Boa Vista, Junco, Paroquial, Ipueiras.
“O objetivo é que não devamos ir apenas uma vez em cada bairro, pretendemos ir várias vezes, para que novos testes sejam realizados e que possamos começar novas fases do projeto”, ressaltou a coordenadora.
TESTE
O teste por fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.
A veracidade do exame se compara a de um exame de DNA com 99% de acerto. O grupo está recebendo currículos para a contratação de quatro agentes de realização dos testes, que terão ajuda de custo.