Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Casos de tuberculose aumentam 83% em Picos

09/11/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-1995bf3c679fd6b4de.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-1995bf3c679fd6b4de.jpg (Foto: Reprodução)

O município de Picos registrou um grande aumento de casos de tuberculose em relação ao ano passado. Neste ano, 22 pessoas já receberam o diagnóstico positivo para a doença no município, enquanto em 2021 foram apenas 12.

O aumento corresponde à 83% em relação ao ano passado e traz preocupação para a saúde local.

De acordo com o coordenador do Posto de Atendimento Médico (PAM), Gilberto Valentim, ainda existe uma demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19.

“A gente tem observado que nos últimos três anos temos tido, de fato, um aumento no número de casos de tuberculose. Em 2020 registramos sete casos, já em 2021 o número subiu para 12, e agora em 2022, já confirmamos 22 casos, então estamos praticamente dobrando o número de casos ano a ano, e isso nos traz uma preocupação porque temos uma demanda reprimida por conta da pandemia e agora que as pessoas começaram a sair para cuidar da saúde”, frisou.

Gilberto também afirma que o número pode ser ainda maior, já que ainda não foram iniciadas as visitas domiciliares para busca ativa de casos positivos.

“Ainda não começamos visitas domiciliares, busca ativa e nem campanha para diagnóstico, então o número vai crescer ainda mais, então de certa forma é preocupante, mas também é positivo, pois só conseguimos debelar os casos em caso de diagnóstico”, pontuou.

Os principais sintomas da tuberculose são:

  • Prostração e cansaço excessivo;
  • Tosse (geralmente com sangue ou pus);
  • Rouquidão;
  • Falta de apetite;
  • Febre no período da tarde seguida de suor noturno e.
  • Emagrecimento

 

 

Fonte: Folha Atual com informações de Cidades na Net

Facebook