06/10/2016 - Jesika Mayara
A greve dos bancários, que já dura mais de 30 dias, se concretizou como a maior paralisação desde o ano de 2004. Na noite desta quarta-feira, 05, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs um reajuste nominal de 8% nos salários e abono de R$ 3,5 mil aos trabalhadores.
A proposta será avaliada pela categoria nas próximas horas durante uma assembleia geral, que também decidirá os rumos do movimento.
“Provavelmente a proposta será aceita e poderemos voltar as atividades ou amanhã ou na segunda-feira. Houve um avanço na proposta, devido à greve já está com mais de 30 dias, as partes e a população já estão cansados. Não era aquilo que desejávamos, uma vez que pedíamos um reajuste de 14, 78%, mas provavelmente a categoria aceite a proposta”, explicou o presidente regional do Sindicato dos Bancários, Antônio Libório.
Em Picos, cerca de 70% dos bancários aderiram à greve e as agências passam por problemas no abastecimento.
“Caso assembleia for realizada hoje voltamos amanhã, mas se assembleia for realizada amanhã voltaremos na segunda. Creio que durante a semana iremos conseguir colocar em dias o trabalho”, explicou Libório.