14/11/2022 - Jesika Mayara
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) iniciou as obras de proteção e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica da barragem de Salgadinha, localizada na zona rural de Simões. (O que é Bacia Hidrográfica ?)
O projeto foi iniciado após um longo processo de diagnóstico que objetivou o plano de recuperação do rio principal da barragem de Salgadinha, esta barragem, é considerada prioritária para essa ação porque abastece parte da população do município e, atualmente encontra-se em situação de vulnerabilidade em decorrência dos processos erosivos que acontecem em sua área de captação de água.
Com isso, o prefeito Zé Wlisses sinalizou como essencial a realização do projeto para o município.
As intervenções que foram iniciadas vão mitigar os efeitos adversos de tais processos, reduzindo seus efeitos negativos sobre o abastecimento de água local.
Visitaram o local representantes da gestão municipal, o secretário de Obras, Cícero Sousa (Cicinho), secretário de Meio Ambiente, Raimundo Leite, a gestora ambiental Silmara Ferreira, o engenheiro agrônomo, Oscar Gomes e o proprietário de área que também receberá o projeto, o Sr. Francisco de Assis (Titiu).
A equipe foi até o local onde iniciou o projeto, na propriedade de Celso de Expedito, na comunidade Salinas (interior de Simões), lá encontrou com os representantes da Codevasf e vistoriaram as obras na nascente do riacho Salinas.
No local, já está sendo construído as bacias de captação de enxurrada, onde se pretende além da retenção de água, a estabilização do processo erosivos.
Ao todo, serão construídos cerca de 200, ao longo da área de recuperação de nascentes, entre bacias de captação de enxurrada e terraceamento em nível, que tem como funções principais interceptar as enxurradas e contribuir para que a água proveniente do escoamento superficial infiltre.
As ações também vão beneficiar os produtores, além de reduzir os processos erosivos, as ações de revitalização promovem melhoria nas condições físico-química dos solos, proporcionando maior renda ao produtor com o aumento da produtividade e redução na demanda de insumos externos, como fertilizantes, que representam uma parcela importante do curso de produção.
Fonte: Sertão Atual