07/10/2016 - Jesika Mayara
Após o fim da greve dos bancários, decidido na noite desta quinta-feira, 06, clientes em Picos tiveram que enfrentar longas filas para realizar suas demandas bancárias.
As agências bancárias de Picos, que atendem diversos municípios da macrorregião, estão superlotadas desde o início da manhã.
De acordo com o presidente regional do Sindicato dos Bancários, Antônio Libório, a grande procura já era algo esperado uma vez que a greve durou 31 dias.
“Tínhamos vários atendimentos acumulados e por hoje ser um dia de pagamento dos servidores do estado e do INSS, acumulou tudo. Hoje todas as agências estão lotadas, esperamos que com o fim desse período de pagamento, consigamos normalizar as pendências do período da greve”, explicou Libório.
No início da próxima semana a procura deve ser intensa. Pagamento de contas atrasadas, negociações, recebimento de cartões, são as maiores demandas registradas nas agências.
Assembleia
Em assembleia-geral nesta quinta-feira, 06, os bancários aceitaram as propostas da Federação Nacional do Bancos e decidiram encerrar a greve da categoria que já durava 31 dias. Bancários de empresas privadas, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal decidiram retomar atividades.
A decisão foi tomada um dia após a Fenaban apresentar uma nova proposta. A Federação Nacional do Bancos informou que ofereceu aos bancários um reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta é terceira oferecida aos bancários desde que a greve começou e foi submetida após reunião da Fenaban nesta quarta-feira.
A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15%, no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.