23/12/2022 - Jesika Mayara
O senador eleito Wellington Dias (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que o Ministério do Desenvolvimento Social será o “coração” do governo Lula (PT). No primeiro pronunciamento em que fez após o anúncio a pasta que será prioridade a partir de janeiro de 2023, o petista também revelou algumas das “missões” que já foram repassadas pelo presidente eleito.
A primeira dessas missões é a de tirar o Brasil do mapa da fome. O país voltou a figurar no ranking na metade deste ano. A segunda, já está sendo concluída pelo ex-governador piauiense: a aprovação da PEC da Transição que vai garantir o Bolsa Família de R$ 600, mais R$ 150 para aquelas que tem crianças cadastradas.
“Por uma confiança do presidente Lula recebi o convite e aceite. E, conhecendo a história do presidente Lula, a pasta que simboliza entre tantas missões, aquela que representa o coração do governo Lula […] O presidente Lula assumiu já na campanha quatro destacadas missões, assim, a minha missão como ministro do Desenvolvimento Social está centrada em quatro grandes blocos”, disse.
Wellington Dias teve importante articulação para garantir votos de senadores e deputados. Por esse trânsito, ele também revelou que Lula teve dúvidas se o nomearia para um ministério ou o deixaria em posição estratégica no Senado.
“O presidente tinha dúvida se realmente precisava de mim no senado ou no Executivo. Eu estava aberto a cuidar da missão que me fosse dada. É uma responsabilidade muito grande. Voltando a minha terra dá um frio danado, é o peso da grande responsabilidade. É Deus no Comando, estou bastante confiante e estou determinando a cumprir a missão. Será um trabalho muito técnico”, disse.
As demais missões de Wellington Dias na pasta serão o de garantir o andamento de programas de habitação, tal como o Minha Casa, Minha Vida, atualmente paralisado.