Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Incêndio assusta moradores de comunidade rural de Santana do Piauí

As chamas destruíram pastagens, cercas, roças e interditaram estradas no povoado Lagoa dos Marcelinos

13/10/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
142a084ac62327785c5824f8400c.jpg Incêndio na comunidade Lagoa dos Marcelinos (Foto: Reprodução)
142a084ac62327785c5824f8400c.jpg Incêndio na comunidade Lagoa dos Marcelinos (Foto: Reprodução)

Um incêndio florestal consumiu quase 380 hectares de mata fechada no município de Santana do Piauí. As chamas destruíram pastagens, cercas, roças e interditaram estradas. O fogo assusta moradores da região que fizeram uma espécie de mutirão para auxiliar a ação do Corpo de Bombeiros que se deslocou da cidade de Picos.

“É uma cena de terror mesmo, de guerra, de incêndio total. Teve um lugar que o fogo passou por cima da rede trifásica, que tem vários metros de altura. De longe, a gente via as labaredas de fogo”, disse um agricultor. “As mulheres choravam e os homens correndo para apagar o fogo. Um ‘caba’ de 80 anos disse que nunca tinha visto isso”, acrescenta o agricultor Antônio Marcelino Rodrigues.

Idosos e crianças foram retirados foram retirados das residências. Pelo menos quatro comunidades foram atingidas, sendo o povoado Lagoa dos Marcelinos, a 5 km da zona urbana da cidade, o mais afetado. “Quando a gente pensou que tinha apagado tudo, o fogo subiu de novo”, disse um morador.

“Muita árvore desmoronou e interrompeu a estrada. A situação está triste para a gente que trabalha aqui e cria gado, tem roça…Foi um prejuízo total na lavoura. Estou assustado. Desde sexta-feira (07) que a gente corre para resolver, mas não tá tendo jeito não. O jeito só quem pode dar é Deus, mandando chuva”, ressalta o mecânico Raul Rickson dos Santos.
As causas do incêndio ainda não foram confirmadas. A informação que o fogo teria sido criminoso ainda não foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

“Providenciamos um trator para fazer o aceiro, que é o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios. Ontem (12) tivemos lá novamente e muitos moradores nos ajudaram a debelar vários focos para que não passassem para outras residências. Não podemos confirmar se o incêndio foi provocado”, ressalta o subtenente Damião da Silva, do Corpo de Bombeiros de Picos.

Cidade Verde

Facebook