Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Segunda etapa da vacinação contra aftosa acontecerá em novembro

Os criadores têm até 15 de dezembro para realizar a certificação

14/10/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
1200522c25432b9bd9bea7cc2375.jpg (Foto: Reprodução)
1200522c25432b9bd9bea7cc2375.jpg (Foto: Reprodução)

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) se prepara para o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa de 2016. No estado cerca de 93% do rebanho bovino foi vacinado na primeira fase da campanha.

De acordo com o coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (Usav) de Picos, Gerlan Vieira, a campanha acontece de 01 a 30 de novembro.

“Os criadores do estado do Piauí terão esse período para comprar vacina e até o dia 15 dia dezembro para realizar a certificação, ou seja, levar a nota fiscal de compra do produto até o escritório da Adapi onde a sua propriedade é cadastrada. Serão 45 dias para o criador comprar sua vacina e realizar a certificação”, disse o coordenador.

Durante a primeira etapa da vacinação houve uma paralisação dos veterinários e técnicos de fiscalização agropecuária da Adapi, o que para Gerlan, dificultou que o criador pudesse fazer a certificação.

“Acreditamos que o criador piauiense já tem uma consciência da obrigatoriedade da vacinação durante as duas campanhas. Em comparação a campanhas anteriores, a gente vê que o criador piauiense já sabe da sua responsabilidade. Aproveitamos para informar aos criadores que não certificaram seu rebanho na última campanha, que podem está realizando as duas certificações nesta etapa”, explicou Gerlan.

A primeira etapa registrou uma queda no índice de certificação em todo o estado. A Usav de Picos que é composta por dez municípios vacinou 92% do seu rebanho.

Facebook