08/02/2023 - Jesika Mayara
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos nas próximas quarta (8) e quinta (9), a partir das 19h, em São Paulo. O evento vai homenagear atletas, personalidades e entidades que foram destaque em 2022.
A premiação coroa uma temporada vitoriosa, já que o Brasil conquistou 95 medalhas (26 de ouro, 20 de prata e 49 de bronze) em Mundiais no ano passado.
Na quarta-feira, com transmissão das redes sociais do CPB, atletas de 24 modalidades serão premiados: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
Já na quinta-feira, dia 9 de fevereiro, serão entregues mais 11 troféus nas categorias Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
A cerimônia será transmitida pelo sportv 3, com a apresentação dos jornalistas Everaldo Marques e Karine Alves.
Apenas o prêmio de “Atleta da Galera” será definido por votação popular, aberta até a noite do dia 9 de fevereiro neste link.
Brasil conquista 19 ouros e faz história no Mundial de Natação Paralímpica
Retrospectiva da premiação
A premiação ocorre desde 2011 e, desde então, nenhuma pessoa recebeu mais troféus do que o ex-nadador Daniel Dias. Foram 11 no total. O paulista alcançou tal marca porque, além de ter sido eleito o melhor atleta de natação, entre os anos de 2011 e 2018, consecutivamente, também foi escolhido como melhor atleta masculino nos anos de 2011, 2013 e 2017.
Além dos prêmios, Daniel também foi homenageado na 10ª edição do Prêmio Paralímpicos, ocasião em que já havia anunciado sua aposentadoria como atleta.
Entre as mulheres, destaque para a judoca Alana Maldonado, dona de seis troféus e recordista no gênero feminino. Ela assumiu esse posto ao ser eleita a melhor atleta de judô nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2021, além de ter sido considerada a melhor atleta feminina em 2017 e 2018.
Globo Esporte