23/01/2016 - Jesika Mayara
A Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria de Saúde e demais órgãos parceiros, está executando o plano de contingência para conter a proliferação do mosquito aedes aegypti, que tem assustado o Brasil com a possibilidade de transmissão do Zika Virus, causador da microcefalia em fetos. Além dessa doença o mosquito também causa a já conhecida dengue e a febre chikungunya.
Através do plano de contingência as equipes tem se deslocado de casa em casa para verificar se há reservatórios com água parada e possível infestação do mosquito, buscando erradica-lo.
Ainda no mês de dezembro o prefeito Ricardo José Gonçalves reuniu todas as equipes de saúde do município para tratar sobre o combate a esse mosquito. Mesmo com a prometida ajuda do governo do estado, Ricardo entendeu que o município não poderia simplesmente cruzar os braços e esperar, devendo tomar a iniciativa para conter a proliferação do aedes aegypti e o surgimento da microcefalia em crianças santanenses.
Na ocasião o prefeito determinou que as equipes dos postos de saúde da família ficassem em alerta qualquer pessoa que os procurasse demonstrando os sintomas da dengue, sobretudo gestantes, principal preocupação. O grande problema, segundo o prefeito, é a ausência de um laboratório regional que realize os exames para a identificação da doença. Este só existe em Teresina.
Jailson Dias- Ascom