25/10/2016 - Jesika Mayara
Os discentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus de Picos ocupam a reitoria da universidade desde o dia 18 de outubro. Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, 24, com a presença de alunos e professores, decidiu-se que o movimento de ocupação continuará até a quinta-feira, 27, oportunidade em que acontecerá uma nova votação sobre a permanência do manifesto.
A acadêmica do curso de biologia, Isabel Silva, avaliou positivamente a ocupação.
“A cada dia a gente tem tido mais união e mais adeptos. Temos recebido muito apoio de todo o país, já recebemos mensagens até de Portugal, e percebemos que a nossa atividade está tendo uma atividade muito boa e positiva”, disse a acadêmica.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas normalmente no campus. Alunos e autoridades temiam que a ocupação atrapalhasse a execução das provas.
“Não temos a menor intenção de barrar a prova, uma vez que o teste de proficiência que estava marcado aconteceu normalmente, assim como um evento do curso de Letras, iremos manter essas outras atividades. Nossa intenção é conscientizar contra a PEC 241, e não barrar os eventos acadêmicos. Queremos mais gente na universidade e o Enem é o meio de entrar em uma universidade pública”, explicou Isabel Silva.
Em todo o país, 8.627.195 estudantes confirmaram a inscrição e estão aptos a fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro. O Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal, em cerca de 17 mil estabelecimentos como escolas, faculdades e institutos.