25/10/2016 - Jesika Mayara
No Piauí 478 detentos participarão da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Em Picos, 26 internos da Penitenciária José de Deus Barros participarão do exame.
De acordo com o diretor da unidade prisional, Sinval Hipólito, as provas serão aplicadas na sala de aula da penitenciária, nos dias 6 e 7 de dezembro.
“Nossa expectativa é muito boa, acreditamos na aprovação de alguns. A provação acarreta na concessão do benefício de 1200 horas trabalhadas, o que resulta na redução da pena dos mesmos, esse é um estimulo para cada um deles”, disse o diretor.
Sinval acredita que as provas irão acontecer na mesma tranquilidade dos anos anteriores, uma vez que os detentos que irão prestar o exame tem um perfil de bom comportamento. “Para participar do exame é necessário que o detento não responda por ações indisciplinares dentro do presídio e possuam ensino médio completo”.
Em Picos, cerca de cinco foram aprovados em anos anteriores e foram beneficiados com a carga horaria como o Francisco Sidney e o Francisco Júnior, por exemplo.
Além de pessoas privadas de liberdade, o Enem também é voltado para jovens sob medida socioeducativa. No primeiro dia de Exame, serão aplicadas as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia, com duração de 4 horas e 30 minutos.
No segundo dia, os candidatos farão provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira – inglês ou espanhol –, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, Redação e Matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.