26/10/2016 - Jesika Mayara
O deputado federal Maia Filho (PP-PI) participou da mobilização a favor da Vaquejada que aconteceu, ontem, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante ato público, o parlamentar proferiu discurso em defesa da continuidade desse tipo de evento, considerado um dos mais populares do Brasil, mas defendeu a regulamentação do esporte a fim de evitar a crueldade contra os animais.
“Nós vamos construir um projeto de consenso aqui no Congresso Nacional a fim de regulamentar a vaquejada, observando os aspectos econômicos e culturais e com o cuidado de atender tanto as expectativas dos vaqueiros quanto dos ambientalistas”, afirma o parlamentar.
Maia Filho lembra que o próprio Supremo Tribunal Federal ficou dividido em relação ao tema. “Não houve consenso na decisão do STF, tendo em vista que por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a lei do Ceará, que regulamentava a Vaquejada, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.”
Na avaliação do parlamentar, o assunto deve ser discutido com total prioridade. “Trata-se de uma tradição no Nordeste brasileiro, que gera 700 mil empregos e movimenta o turismo e a economia de diversos municípios.” Destaca ainda que, caso a parte esportiva dos eventos fique proibida, enorme quantidade de equinos, treinados para participar diretamente das vaquejadas, ficarão abandonados.
Ascom