26/10/2016 - Jesika Mayara
Com capacidade para abrigar cerca de 144 detentos a Penitenciária Regional José de Deus Barros atualmente recolhe 407 internos, de várias regiões do Piauí. A superlotação preocupa a direção da unidade prisional assim como o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).
Segundo o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, o presídio é um dos que mais necessita da lotação de agentes prisionais.
“Com o concurso esperávamos que a Picos fossem lotados ao menos 20 agentes, mas infelizmente o certame foi cancelado. Proporcionalmente nosso presídio é o que apresenta maior superlotação no Piauí, assim durante a última visita o secretário de Justiça sinalizou a construção de mais um pavilhão”, explicou Sinval.
Ainda de acordo com o diretor, a construção acontecerá no próximo ano e abrirá cerca de 100 vagas na unidade. A novidade deve amenizar a superlotação da unidade.
Para o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, a penitenciária José de Deus Barros é uma das piores realidades do Estado no que diz respeito à superlotação e ao número de agentes por plantão. “A unidade prisional comporta 144 vagas e atualmente está com mais de 400 internos, dessa forma notificamos ainda no final do ano passado o poder judiciário penal, para que só receba presos sentenciados até que a mesma volte a sua capacidade normal, para isso é preciso que se construa uma Casa de Custódia no município”.
Na penitenciária cerca de cinco agentes realizam plantão por dia, o fato já foi reivindicado em paralisações da categoria.