27/10/2016 - Jesika Mayara
Após uma sucessão de incêndios de grandes proporções em Picos e região, o Corpo de Bombeiros de Picos contabilizou as ocorrências relacionadas a fogo no ano de 2016.
De acordo com a capitã do Corpo de Bombeiros de Picos, Ana Cléia Diniz, de 01 de janeiro a 27 de outubro a corporação atendeu a 415 ocorrências de fogo em toda a região.
“Desde agosto desse ano que o nosso trabalho habitual com relação a focos de incêndio se modificou. Esse ano os focos aumentaram não na quantidade, mas na qualidade do fogo. O fogo que era pequeno, agora atinge muitos hectares de terra, assim demoramos mais para apagá-lo. Não é fogo no mato, ou fogo em terreno baldio, é praticamente um incêndio florestal “, explicou a capitã.
Ainda segundo Ana Cléia, no mês de outubro os focos de incêndio tiveram uma redução de aproximadamente 80% em relação aos meses de agosto e setembro.
“Todos os meses tem incêndio, principalmente aqui em Picos. Assim vamos reforçar mais ainda o nosso trabalho educativo, principalmente nas áreas onde registramos incêndios de grandes proporções, apesar do nosso quantitativo de servidores ter diminuído. Nosso efetivo que antes era de 28 bombeiros agora é só de 21”, relatou Ana Cléia.
Fogo em Ipiranga do Piauí
Bombeiros de Picos se deslocaram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 27, para a cidade de Ipiranga do Piauí, onde está ocorrendo um incêndio de grandes proporções.
De acordo com a capitã, as chamas já atingiram mais de 600 hectares e foi motivado por um agricultor que foi queimar sozinho um capim.