30/03/2023 - Redação
O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, iniciou agora há pouco o processo de eleição para escolha da nova vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. O Conselho Seccional vai indicar seis nomes na lista que será enviada ao TJ-PI. Após um sorteio prévio, cada um dos candidatos responderá individualmente as perguntas dos membros do Conselho e, ao término, se inicia a votação.
“Que façam um bom debate. Todos que estão aqui realmente são competentes e aptos a concorrer a vaga de desembargador. Somos 34 conselheiros e cinco ex-presidentes com direito a voto, então o candidato que conseguir 20 votos estará automaticamente classificado”, disse o mandatário da Ordem.
Entre os candidatos, os favoritos para comporem os seis nomes na lista da OAB-PI são os advogados Wildson Oliveira, Agrimar Rodrigues, Claudia Paranaguá, Aurélio Lobão, Álvaro Fernando e Francisco Einstein.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Depois das explicações sobre as regras do pleito, a mesa foi desfeita e os candidatos encaminhados para a sala da presidência. Seguindo a ordem de sorteio, cada um dos candidatos será sabatinado individualmente pelos conselheiros. Todo o processo está sendo acompanhando por uma comissão eleitoral.
Conforme sorteado, o primeiro sabatinado foi Thiego Monthiere. Com 11 anos na advocacia, o candidato se apresentou aos conselheiros votantes e elencou quais suas metas caso escolhido para a vaga. “Contribuir para uma maior celeridade aos processos do Judiciário piauiense. Falta essa celeridade para nós advogados”, citou.
Em seguida foi a vez de Álvaro Fernando da Rocha. Assim como o antecessor, o candidato se apresentou aos presentes e também defendeu seu nome para a lista sêxtupla da OBA-PI.
Tido como um dos candidatos favoritos para integrar a lista sêxtupla, Wildson Oliveira foi o terceiro sabatinado. Se apresentando como “advogado militante”, o doutor em Direito Constitucional enfatizou o desejo de melhorar o sistema judicial e valorização da advocacia.
“A presença constante do equilíbrio entre as forças, entre o Ministério Público, entre o advogado o juiz. Todos devem estar presentes em iguais condições”, discursou o candidato, que também frisou a necessidade da escolha de um desembargador que “gosta de gente”. “Esse ponto é essencial”, completou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Antes a definição da lista era realizada primeiro por meio de eleição direta onde os advogados da ordem escolhiam 12 nomes e depois mandavam para o Conselho definir seis nomes. Agora a eleição acontece diretamente com o Conselho Pleno, que dos atuais 14 nomes deve votar em seis por votação secreta.
O Conselho Pleno tem 39 votantes, sendo 34 conselheiros e conselheiras eleitos em 2021 e cinco membros Honorários Vitalícios com direito a voto de acordo com o Estatuto da Advocacia, são eles: Fides Angélica, Reginaldo Furtado, João Pedro Ayrimoraes, Luiz Gonzaga Soares Viana e Celso Barros Coelho. Cada um deles poderá votar em até seis candidatos.
Após a eleição, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, irá entregar a lista ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida, para formação da lista tríplice.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Com a definição de três nomes, eles serão encaminhados para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que irá fazer a definição final com a escolha do nome do novo desembargador.
Confira os candidatos:
Cidade Verde